A Lacticôa está sediada em Vila Franca das Naves, na Região demarcada do Queijo da Serra da Estrela.

Nos anos 90, devido à necessidade de escoamento do leite de ovelha, 9 produtores com forte tradição na área de recolha do leite de ovelha da região, juntaram-se para criar a Lacticôa com o objetivo de produção e comercialização de queijo de ovelha e requeijão.

Em 2015, a empresa foi adquirida por uma família desde há muito ligada à comercialização de queijo, é portanto uma empresa familiar na segunda geração.

Neste momento, conta com 22 colaboradores.

É uma unidade de transformação de leite de ovelha e cabra, inteiramente vocacionada para a produção de queijo de ovelha, de cabra e requeijão com a máxima qualidade, segurança e higiene, preocupando-se sempre com a satisfação dos seus clientes e dos mercados a que se destina, para isso conta com os produtores da região e com a qualidade da matéria-prima.

Desde o início, que a qualidade dos seus produtos e a competitividade são dois conceitos que andam sempre interligados, o que permite a sua afirmação no mercado.

Prova disso, é o Prémio de “Melhor Queijo de Ovelha (Cura Prolongada)” com a marca “Vale do Côa” , no Concurso “Queijos de Portugal 2016”, promovido pela ANIL – Associação Nacional da Industria de Lacticínios.

Em 2018, no mesmo concurso promovido pela ANIL, teve quatro menções honrosas nas seguintes categorias:

– “Queijo de Ovelha Amanteigado Vale do Côa”

– “Queijo de Ovelha Curado Vale do Côa”

– “Queijo de Cabra com Piripiri Vale do Côa”

– “Queijo de Ovelha Amanteigado Estrela do Pastor”

Também em 2019, nesse mesmo concurso, “ Queijos de Portugal 2019”, obteve 2 primeiros prémios e 2 menções honrosas:

– Melhor Queijo de Ovelha Amanteigado Vale do Côa”

– Melhor Queijo de Ovelha Cura Normal Vale do Côa”

– Menção Honrosa Queijo de Ovelha Cura Normal Estrela do Pastor”

– Menção Honrosa Queijo de Ovelha Cura Prolongada Estrela do Pastor”

Em 2017 obteve a certificação NP EN ISO 9001:2008 e em 2018 fez a transição para a NP EN ISO 9001:2015.

E-mail
geral@lacticoa.com

Facebook
https://www.facebook.com/Lacticoalda

Página Web
http://www.lacticoa.pt/

Endereço
Zona Industrial B, 6420-750
Vila Franca das Naves